Trote solidário quer arrecadar mais de uma tonelada de papel

Pelo terceiro ano consecutivo, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o trote solidário e sustentável, denominado “O Papel do Calouro da UFPA”. A ação será realizada na Semana do Calouro, que ocorrerá de 24 a 28 de fevereiro, no campus da UFPA. A intenção é receber doações de rascunhos, cadernos, apostilas e outros papéis sem condições de reutilização, que tenham sido usados pelos calouros durante o processo de estudo para o vestibular. “A ideia foi pensada, justamente, para dar um destino adequado a toneladas de papéis utilizados pelos candidatos a uma vaga na UFPA, os quais seriam despejados no lixo comum”, informa a técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente, Liana Machado.

De acordo com a Coordenação, a constatação deste fato despertou o interesse de técnicos da Coordenadoria de Meio Ambiente para que todo esse material viesse a ser doado pelos calouros e, posteriormente, comercializado e transformado em renda pelos catadores. Todo o material arrecadado será entregue às cooperativas de catadores de materiais recicláveis atendidas pela UFPA, por meio do Programa da Coleta Seletiva Solidária.

A técnica Lúcia Almeida, também da Coordenadoria, explica que outra preocupação foi com a aplicação da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Esta lei determina o fim dos lixões até agosto deste ano, 2014. Com a Coleta Seletiva Solidária instituída e com esta ação com os calouros, a UFPA está colaborando, diretamente, com a redução de emissão de resíduos aos lixões e com a inclusão socioeconômica desses trabalhadores”, completa Lúcia Almeida.

Mais de uma tonelada de material arrecadado - No ano passado, o trote arrecadou mais de uma tonelada de papel. Para este ano, os organizadores anteciparam a divulgação para que o trote seja ampliado. Para isso, solicitam, ainda, a colaboração da comunidade universitária e da população em geral na divulgação da campanha.

“É importante lembrar que esse envolvimento é uma ação educativa que visa despertar a solidariedade, a cidadania e a consciência socioambiental dos novos calouros da Instituição”, finaliza Liana Machado.

III Trote Solidário e Sustentável, “O Papel do Calouro da UFPA”
Período: Semana do Calouro - de 24 a 28 de fevereiro de 2014.
Local de Entrega: ao lado do Centro de Eventos Bendito Nunes
Horário: das 10h às 12h.
As doações também poderão ser feitas após essa data. Nesse caso, o material poderá ser levado diretamente ao Depósito da Coleta Seletiva ou nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), que estarão espalhados pela Cidade Universitária.
Mais informações: (91) 3201.7370, This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ou This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Texto: Divulgação / Prefeitura da UFPA
Arte: MKT - Ascom UFPA