DOMINGO, 19 DE NOVEMBRO DE 2017

Grupo PET da Faculdade de Ciências Sociais promove evento em Gurupá E-mail

O grupo PET da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA, realiza neste sábado, 28, e domingo, 29, no município de Gurupá,  o evento “Antropologia em Gurupá: O centenário de Charles Wagley”, que será realizado no espaço Mangeuirão 1, no horário de 09h às 18h. A ação conta com apoio de uma equipe de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Secretaria de Educação de Gurupá. Confira aqui a programação completa.

É a primeira vez que o Grupo PET Ciências Sociais vai ao município, localizado na ilha do Marajó, para levar aos alunos dos cursos intervalares da UFPA o conhecimento e a importância das pesquisas do antropólogo norte-americano Charles Wagley. O cientista veio ao Brasil pela primeira vez, a convite do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 1930. Alguns anos depois, juntamente com o escritor Dalcídio Jurandir, jornalista na época, esteve em Gurupá, em 1948, para realizar pesquisas e estudos sobre a comunidade local.

“É do município de  Gurupá  que saiu uma de suas obras mais conhecida: “Uma Comunidade Amazônica: O estudo do homem nos trópicos (1953)”, que no Brasil teve três edições lançadas, e nos Estados Unidos está em sua 4ª edição”, informa a professora Wilma Leitão , coordenadora do evento.

Ela explica que essa obra é resultado de um trabalho que se dava dentro de uma pesquisa sanitarista. Naquele período, os norte-americanos estavam interessados em saber das condições das populações ribeirinhas com interesses na borracha que era retirada desta localidade, um local estratégico no meio do Rio Amazonas, com rios que promoviam a entrada de estrangeiros e a saída dos produtos.

Brasilianista - A divulgação da obra de Charles Wagley e de suas pesquisas é realizada, na Faculdade de Ciências Sociais (FACS), por meio dos textos que Wilma Leitão e outros professores, como Denise Cardoso e Samuel Sá, tentam inserir nas disciplinas, para que os alunos  venham conhecer, minimamente, sobre o trabalho do antropólogo. “Ele foi o primeiro a estudar as comunidades locais e um dos três principais formuladores da antropologia brasileira, e  é  um dos primeiros brasilianistas - pesquisadores estrangeiros com especialidade no Brasil – tendo sido orientador do primeiro amazônida com titulo de Doutor, o  professor Samuel Sá.

Divulgação - Desde 2009 a organização da executiva do Grupo PET Ciências Sociais promove jornadas no interior do Estado para divulgar a obra do antropólogo. O município de Bragança já sediou alguns eventos com o objetivo de possibilitar aos interessados o conhecimento das pesquisas na área da Antropologia. Em 2013, o Seminário Os legados de Charles Wagley na Amazônia, se tornou um marco no conhecimento da pessoa e obra do antropólogo.  O evento foi realizado na UFPA em comemoração ao centenário de nascimento   e reuniu pesquisadores da Universidade Federal do Pará e do Museu Paraense Emílio Goeldi, com palestras e exposição de fotografias inéditas do antropólogo.

Exposição - As fotografias, doadas pela Universidade da Florida (UFL) por meio de pesquisadores da Middle Tennessee State University (MTSU), ficarão expostas em Gurupá durante um mês. De acordo com a divulgação pelo Grupo PET, além da exposição de fotografias, Gurupá sediará o evento no qual serão promovidas apresentações, debates e conversas pertinentes às pesquisas de cunho antropológico, arqueológico e histórico desenvolvidas em Gurupá. Essas apresentações abrangem tanto os projetos realizados nos tempos de Charles Wagley, como os estudos que vêm recentemente sendo desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa OCA – Origens, Cultura e Ambiente, vinculado ao Museu Goeldi.

O evento oportunizará aos estudantes, professores e moradores de Gurupá um contato mais próximo com os pesquisadores, incluindo a experiência de participar com apresentação de seus trabalhos em eventos científicos.

Público-alvo - Estudantes do Curso de Licenciatura em Sociologia do Parfor da Universidade Federal do Pará em Gurupá; Estudantes da rede municipal; membros de comunidades do município de Gurupá.

Evento “Antropologia em Gurupá: O centenário de Charles Wagley”
Data: Sábado, 28, e domingo, 29.
Local: Espaço Mangeuirão 1, Gurupá
Confira aqui a programação completa.

Texto: Raquel Trindade – Ascom/IFCH