Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica reúne pesquisadores E-mail

A Antropologia Visual na Amazônia é tema de evento na UFPA

“A produção científica em Antropologia Visual na Região Norte já está frutificando, mas ainda carece de uma maior visibilidade”. A afirmação é da antropóloga Selda Costa, docente que participou da mesa-redonda “Pesquisa e produção  em Antropologia Visual na América Amazônica”, realizada na manhã desta terça-feira, 4, no auditório do Centro de Eventos  Benedito Nunes. A mesa abriu as atividades do I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (I EAVAAM), que ocorre em Belém até sexta-feira, 7.

Para a pesquisadora, o pioneirismo da UFPA em promover esse encontro, há muito desejado pelos pesquisadores, vai propiciar a multiplicação de eventos em outros Estados . “A UFPA foi a primeira a implantar um Programa de Pós-Graduação em Antropologia na região e agora estimula os estudantes de Antropologia a desenvolverem novos estudos sobre a relação imagem e etnografia”, disse. De acordo com a professora, apesar da grande produção de TCCs, dissertações e teses sobre o tema, na Região Norte, ainda são poucos os grupos ligados à Antropologia que estudam imagem.  A maioria dos trabalhos ainda é vinculada à área de Comunicação, envolvendo Publicidade e Jornalismo. “Mas a Antropologia Visual é muito mais que fotografia. É debruçar-se sobre a pesquisa do olhar e buscar a relação entre imagem e conhecimento”, ensina.

A mesa-redonda também teve a contribuição da pesquisadora Ana Lobato, docente do curso de Cinema da UFPA. Ela falou sobre o enorme potencial que a Antropologia tem para a área visual, pelo corpo a corpo da pesquisa de campo, o que permite produzir material com foco na questão da fala, por exemplo. Também lançou reflexões sobre o que se pode chamar de cinema documentário e cinema etnográfico. “Temos documentários com perspectivas fortemente antropológicas, mas não são produzidos a partir da Antropologia Visual’, questionou.

Abertura – Para o diretor-geral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Nelson José de Souza Jr. , que, na cerimônia de abertura do I EAVAAM, representou o reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschy, a Antropologia na UFPA vive um momento  marcante, que atende às exigências da Capes. “Os últimos relatórios pontuam a produção visual e imagética. Este evento, que fortalece esse campo de pesquisa, movimenta o fazer antropológico e mostra que estamos dando os passos certos”, afirmou.

A iniciativa de promover o I EAVAAM e reunir estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na interdisciplinaridade que a pesquisa em Antropologia Visual oferece é do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (Visagem), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PGSA/UFPA).

A coordenadora do PGSA e do Visagem, Denise Machado Cardoso, agradeceu o apoio institucional do IFCH, das Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa (Propesp) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) para a realização do evento e destacou a questão da  interdisciplinaridade. “O Visagem é um grupo idealizado por discentes do PPGSA interessados em fazer reflexões sobre o que é o uso da imagem na Antropologia. Reconhecemos a importância de aprofundar esse debate trocando reflexões com outras áreas”, comentou.

Programação- A Comissão Organizadora do I EAVAAM selecionou 86 trabalhos enviados por pesquisadores e estudantes de pós-graduação, de todas as partes do Brasil, para serem apresentados nos quatro dias do evento em GTS que vão abordar a temática da imagem no cinema; em questões de gênero, ética, infância e juventude. Ao todo, são 18 pôsteres e 68 comunicações orais.

Além de oficinas, palestras e mesas-redondas, a programação do evento também apresenta uma Mostra de filmes etnográficos e seis Exposições fotográficas que estão abrigadas em espaços como o hall do Centro de Eventos Benedito Nunes, Laboratório de Antropologia, Espaço Cultural Vadião e Atelier de Arte.

>> Leia mais: Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica inicia-se nesta terça, dia 4

Texto: Divulgação / IFCH
Fotos: Adolfo Lemos