Projeto Tela Crítica retorna discutindo o mundo do trabalho

Projeto Tela Crítica volta nesta quarta-feira discutindo o mundo do trabalho

O Projeto Tela Crítica promove, nesta quarta-feira, 8 de abril, mostra de cinema e debate com a exibição do filme de animação Monstros S.A. A atividade, fruto de uma parceria com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais, será realizada às 19h no bloco A do Campus Básico da UFPA.

A exibição do filme busca despertar, nos alunos do curso, o interesse pela discussão do mundo do trabalho. “A atividade é um convite para a participação na disciplina Sociologia do Trabalho, atualmente optativa para a graduação. Por meio dessa animação, buscamos estimular a reflexão sobre questões como alienação e organização produtiva”, explica Alan Aviz, organizador do projeto.

Tela Crítica - É um projeto de extensão iniciado na UFPA em 2007 por iniciativa da professora Angélica Alberto, a partir do projeto original de mesmo nome criado na Unesp pelo professor Giovanni Alves. Tem como proposta lançar mão de um recurso lúdico, para além das leituras de textos, para incentivar o debate da temática dentro das Ciências Sociais. “O cinema é usado como ferramenta pedagógica para discutir as relações do mundo do trabalho na perspectiva da Sociologia: que mudanças aconteceram desde a Revolução Industrial até o atual momento do capitalismo”, esclarece Aviz.

Desde 2012, sob a coordenação da professora Fernanda Nummer, o projeto tem trazido temáticas como a precarização das relações de trabalho, a proletarização, o desemprego e o trabalho feminino. Além da participação dos alunos de Ciências Sociais, o Tela Crítica passou a contar com o envolvimento dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP), estimulados pela coordenadora do projeto, também docente do programa.

Fernanda Nummer considera boa a participação dos discentes nas atividades. “Temos um conjunto de alunos que nos acompanham desde o início e eles são nossos principais divulgadores. Os alunos da graduação em Ciências Sociais e alguns alunos da pós-graduação realizaram estágio docente no projeto, além de publicações e apresentações de trabalhos em eventos”, comemora.

Dossiê – A exibição de Monstros S.A. é a primeira mostra em 2015, mas o ano já é de conquista para o Tela Crítica da UFPA. Em fevereiro, o projeto lançou um dossiê sobre trabalho em segurança pública na Revista de Sociologia e Cinema Tela Crítica, de circulação nacional. A coletânea de textos, que analisa o cotidiano de profissionais da área a partir de filmes, é um trabalho inédito no país, por ser o único que trata, integralmente, sobre a temática. São oito artigos, escritos por alunos e docentes do PPGSP.

A produção do dossiê foi uma sugestão do próprio criador do Tela Crítica orginal da Unesp. “O professor Giovanni Alves, referência na área de Sociologia do Trabalho no país, veio dar uma palestra aqui na UFPA ano passado e, ao saber da nossa aproximação com a segurança pública, ficou entusiasmado em ver uma produção sobre o trabalho nessa área. Ele elogiou muito o resultado que tivemos”, conta Aviz.

Parcerias – A proximidade com a segurança pública deu origem não só ao dossiê, mas também a uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Uma vez a cada semestre, o Tela Crítica realizará encontros temáticos voltados aos profissionais da segurança pública, dentro da própria Segup. O primeiro encontro está programado para junho, na Delegacia Geral. “Também em junho iniciaremos outra parceria, com a Escola de Aplicação da UFPA. A ideia é levar o debate para os alunos que estão saindo do Ensino Médio, falando sobre o mundo do trabalho para os novos atores desse mercado”, explica Aviz.

Programação 2015 – Além dos encontros externos e da exibição de Monstros S. A., em 2015 continua a ocorrer a programação oficial do projeto, na UFPA, sempre no auditório da Reitoria. Para o primeiro semestre, já estão programados os temas precarização, em abril, e proletarização, em maio. O formato permanece o adotado em 2014: encontros temáticos divididos em dois dias, sendo o primeiro para a exibição do filme e o segundo para debate. Mais informações sobre as datas, ainda não definidas, podem ser obtidas na fanpage do projeto no Facebook.

Projeto Tela Crítica – Exibição da animação Monstros S. A. e debate
Data: 8 de abril de 2015
Local: Sala A3, Bloco A do Campus Básico da UFPA
Inscrições no local, com emissão de certificado.

Texto: Ádria Azevedo – Ascom/IFCH
Arte: Reprodução / Google