Grupo de pesquisa lança Revista Visagem - Antropologia Visual e da Imagem

A revista eletrônica Visagem, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PGSA/UFPA), foi lançada na manhã desta quinta-feira, dia 12 de março, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas. A publicação é fruto da iniciativa dos discentes do PGSA vinculados ao Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem. Para acessar a revista, clique aqui.

A breve cerimônia de lançamento teve presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Prof. Emannuel Tourinho, que cumprimentou os alunos elogiando a iniciativa e lembrando o peso fundamental que as publicações têm na avaliação dos Programas de Pós pela Capes. “Esse lançamento é muito significativo, porque não é só mais uma revista. Demonstra que vocês estão ajudando a construir e fortalecer o Programa. A escolha do corpo editorial com pesquisadores de outras instituições mostra a seriedade com a qual irão conduzir essa publicação. É uma contribuição à ciência brasileira que as sucessivas gerações de discentes devem seguir”, ressaltou.

A coordenadora do PGSA, Denise Machado, que também é coordenadora do Grupo Visagem, ressaltou a importância da revista na trajetória acadêmica dos discentes. “Vocês estão sendo protagonistas desse momento e espero que novas iniciativas nesse sentido com outras temáticas de interesse do PGSA sejam tomadas no que se refere a publicações.

Sobre a Revista Visagem - A Revista Visagem - De Antropologia Visual e da Imagem é um produto do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem – VISAGEM, coordenado pela profa. Denise Cardoso. O grupo foi criado em 2013, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o nome “visagem” faz alusão aos mitos e lendas, sobre aparições fantasmagóricas ou encantadas e assombrações, que povoam o imaginário da população amazônica desde os tempos coloniais – deriva da palavra francesa "visage", e indica a face, o rosto, a expressão ou o semblante.

Na Amazônia, a aparição de visagens é uma característica cultural oriunda de grupos sociais denominados caboclos e ribeirinhos e estes se referem ao amálgama de traços culturais indígenas e ibéricos, somados às condições ambientais inerentes aos ecossistemas amazônicos. E é também um esforço para divulgar na região e para o restante do país a produção na área de Antropologia, e mais especificamente em Antropologia Visual e da Imagem, das/os pesquisadoras/es do VISAGEM e do PPGSA. Desse modo, foi realizado o I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (I EAVAAM), em novembro de 2014, no campus do UFPA, com mostra de vídeos sobre Direitos Humanos, oficina de fotoetnografia, exposição fotográfica de autoria de integrantes do grupo; além dos encontros com fins de estudos sobre obras referenciais.

Segundo Alessandro Campos, integrante do Visagem e da equipe editorial da Revista, a ideia da criação da revista portanto surgiu da necessidade de divulgação, fomento e publicação de pesquisas e audiovisuais de estudantes, pesquisadores(as), que é uma carência na região, e que estavam envolvidos com Antropologia Visual e da Imagem, seja como metodologia ou disciplina. “A proposta é incentivar os estudos e pesquisas dentro desta área, enriquecendo tais discussões e buscando incentivar novos estudos, principalmente no que diz respeito à Amazônia. Há também o interesse de expandir a discussão internacionalmente a partir do intercâmbio de ideias e pessoas; fazer com que a revista seja conhecida em outras regiões e países”, concluiu.

Texto e fotos: Ascom IFCH