Gepem comemora Dia Internacional da Mulher lançando novas linhas de pesquisa.

Gepem comemora Dia Internacional da Mulher lançando novas linhas de pesquisa. Dias 19 e 20 de março

O Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Gênero (Gepem), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), promove nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20 de março, o evento de lançamento de duas novas linhas de pesquisa, que se somarão às já existentes no grupo. A programação, que ocorre pela manhã no Laboratório de Antropologia, marca a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Na quinta-feira, 19, às 9h, foi lançada a linha de pesquisa “Gênero, Educação e Diversidade”, que busca problematizar as relações de gênero no contexto educacional, com ênfase ao direito à diferença de grupos minoritários, como negros, índios, homossexuais, mulheres e pessoas com deficiência, promovendo o enfrentamento da discriminação no ambiente escolar. Será exibido o filme “Depois de Lúcia”, seguido da roda de discussão “Escola, omissão e crueldade”.

Já na sexta, 20, no mesmo horário, a apresentação da linha “Gênero, corpos e (homo) sexualidades” será marcada pela exposição de quatro trabalhos sobre a temática, desenvolvidos por membros do Gepem. A linha de pesquisa pretende investigar a fabricação de corporeidades de sujeitos que se reconhecem como homens, mulheres, gays, lésbicas, travestis e transexuais, bem como suas práticas, valores, identidades e subjetividades.

Para a professora Luzia Miranda Álvares, coordenadora do Gepem, a inclusão das novas linhas reflete uma evolução nas reflexões do grupo, que percebeu que algumas demandas não vinham sendo tratadas com o mesmo vigor que outras. “Além disso, a criação dessas linhas  transforma-se em grupo de pressão para pensar essas questões e oportuniza a ampliação dessa agenda por toda a UFPA, promovendo as discussões sobre homofobia, feminicídio, preconceito racial e outros desvalores que ferem os direitos humanos”, reflete a socióloga.

Lançamento de novas linhas de pesquisa do Gepem
Datas: 19 e 20 de março de 2015
Horário: 9h às 12h
Local: Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) – atrás do IFCH