Calouros UFPA podem solicitar Meia Passagem Intermunicipal

A Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal já iniciou os procedimentos de credenciamento das instituições de ensino e seus alunos no processo de emissão de carteiras estudantis para o ano de 2015. Os novos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) de graduação, mestrados e doutorados que ainda não possuem o benefício de 50% da tarifa nos transportes convencionais rodoviários e hidroviários regulados pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) já estão aptos a fazerem sua inscrição.

Segundo o Decreto Estadual nº 2.123/ 2010 informado na Resolução nº 01/2015 do Diário Oficial do Estado do Pará, o prazo para o credenciamento de novos alunos devidamente matriculados em suas respectivas instituições vai do dia 2 de março ao dia 10 de abril de 2015. Para se inscrever, é necessária a apresentação e entrega dos seguintes documentos:  formulário/requerimento preenchido com dados do aluno, duas fotos 3x4 com fundo branco, dados da instituição, endereço e declaração on-line do SIGAA comprovando que ele está regularmente matriculado no respectivo curso.

Também é exigida a documentação pessoal para identificação, entre elas: cópias da identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz e telefone) em nome do aluno ou de seus pais; ou contrato de locação com declaração reconhecida em cartório em nome do proprietário ou responsável pelo imóvel. Tudo deve estar assinado pelo aluno e diretor ou secretário da instituição de ensino. Os documentos devem ser apresentados no Terminal Rodoviário de Belém, 1º andar, sala 115, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e 14h às 18h.

Retirada - Segundo a Arcon, algumas carteiras solicitadas no ano de 2014 (1ª via e recadastramento), por alunos da UFPA - Belém, ainda não foram retiradas. Tais carteiras têm vencimento em março  de 2015 e serão prorrogadas até 30 de junho deste ano e outras com validades de outubro do corrente ano. A entrega ainda está sendo feita e prosseguirá pelo 1º semestre; o aluno só precisa ir até o posto de atendimento da ARCON e apresentar um documento de identidade válido (RG ou CTPS).

Os novos alunos dos demais municípios devem procurar informações com as coordenações responsáveis em cada um dos campi, quanto ao seu cadastramento.

Recadastramento – O CIAC encaminhará à Comissão Gestora de Meia Passagem Intermunicipal a confirmação de matrícula dos alunos que estão com as carteiras de validade 03/15, para posterior impressão e entrega aos respectivos alunos.

Solicitação de Carteira de Meia Passagem Intermunicipal (1º cadastramento)
Prazo para entrega de documentos: de 2 de março a 10 de abril de 2015
Local: Terminal Rodoviário de Belém, 1º andar, sala 115
Horário de atendimento: das 8h às 12h e 14h às 18h (segunda a sexta)