Histórico PDF Print E-mail

Estudar a sociedade e seus aspectos políticos, sociais e culturais. Esse é o objetivo do curso de Ciências Sociais. Esse novo campo do conhecimento teve início no século XIX, mas só se consolidou no século XX, com as obras de Émile Durkheim e Karl Marx. O primeiro, intelectual acadêmico, interessava-se mais em fundar uma disciplina científica. Já o segundo preocupava-se em fundar uma nova sociedade. A partir da junção dos trabalhos de ambos pensadores, é que se configuraram as Ciências Sociais.
Por meio de métodos como a observação e a participação, dá-se o estudo dos aspectos sociais do mundo humano.

Competências:

• Elaborar, executar, orientar, coordenar, implantar, dirigir e supervisionar programas ou projetos relacionados com a realidade social, política e cultural de uma população;
  • Assessoramento a empresas de economia mista ou privada, associações de classe, entidade autárquicas e ONG'S;
  • Pesquisa e ensino de matérias correspondentes do curso de ciências sociais.

O curso na UFPA