Projetos Pesquisa 2015

Projetos de Pesquisa   Veja AQUI

Projetos de Extensão Veja Abaixo:

• Projeto Tela Crítica

O Projeto “Tela Crítica”, foi elaborado pelo professor Giovanni Alves da UNESP, e é um projeto pedagógico, que objetiva o desenvolvimento de um pensar crítico acerca das problemáticas existentes na sociedade através do filme.

É um projeto de extensão na área das Ciências Sociais que utiliza produções cinematográficas como recurso pedagógico-crítico. A proposta principal é dialogar com elementos sociológicos sugeridos nos filmes, tratando temas como trabalho, globalização, capitalismo, desemprego estrutural, condições da mulher, opressão feminina, tecnologia e estranhamento, nos quais a arte se coloca como instrumento lúdico na construção de uma consciência social crítica.

Projeto Tela Crítica -  Projeto “Tela Critica” na UFPA, em sua 8ª edição. Com sua programação organizada em encontros temáticos, que acontecerá  em dois dias seguidos, onde um será para exibição dos filmes e o segundo para discussão e debate. As atividades esse ano serão realizados em parceria com o cine popular, utilizando o espaço permanente do auditório da Reitoria.  No ano de 2013, o projeto teve um total de 92 (noventa e dois) participantes, ao longo dos seus 5 ciclos temáticos, além da aprovação da prestação de serviço na XVI Jornada de Extensão Acadêmica da UFPA, com mostra de cinema e debate sobre trabalho em segurança pública.  Foi concedida 1 (uma) bolsa de extensão para um aluno da graduação em Ciências Sociais-UFPA.

Coordenadora: Prof. Dr. Fernanda Valli Nummer.
Bolsista Alan Aviz (graduando em Ciências Sociais-2010 ênfase em Sociologia)

• Projeto Peregrinos da Paz

• Projeto Extracurricular Temático/Grupo de Trabalho em Ciências Sociais - Pet/GT/CS

O Projeto Extracurricular Temático/Grupo de Trabalho em Ciências Sociais - Pet/GT/CS é um projeto disposto ao estudantes de graduação em Ciências Sociais, e por algumas vezes aos estudantes de qualquer outro curso da UFPA, com o intuito de fomentar e ampliar os espaços e meios direcionados à produção acadêmica e ao cotidiano acadêmico.

Com base na importância de se difundir o Ensino, a Pesquisa e a Extensão relacionados à Orientação Acadêmica (através da colaboração entre alunos e professores), o Pet/GT/Cs realiza suas atividades vinculado a Faculdade de Ciências Sociais desde Abril de 1992.

Atualmente o Projeto é Coordenador pelos Professores Doutores Samuel Sá, Wilma Leitão e Denise Cardoso.

A sala do Pet está localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (ao lado do PARFOR e próximo a FACS). As reuniões são realizadas todas as quartas a partir das 14h30.