Evento discute impactos de grandes projetos nas populações tradicionais

A socióloga e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Cecília Basile ministrará a palestra “As populações tradicionais e os grandes projetos da Amazônia: a UHE de Tucuruí 30 anos depois”. A atividade ocorrerá durante a primeira edição de 2016 do seminário mensal “Interdiálogos”, promovido pelo Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMA), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O evento será realizado dia 20 de janeiro, na Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa do MPEG.

Impactos - A palestra da socióloga tem como objetivo evidenciar os impactos causados pelos grandes projetos amazônicos nas populações tradicionais desta região, com enfoque nos efeitos causados para a população por meio da implantação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT).

Sobre o seminário - O “Interdiálogos” surgiu em 2013, baseado em debates sobre a necessidade de promover uma intensificação das interações entre a comunidade científica, assim como com a sociedade de forma geral. O seminário, que é realizado mensalmente, possibilita diálogos permanentes entre os campos de conhecimento, popular e científico.

Esta será a primeira edição realizada em 2016 e a palestra tema escolhida para o evento revela a preocupação vivenciada no contexto sociopolítico atual, em que  há vários projetos, que, visando a lucros, diminuem os direitos de populações tradicionais brasileiras.

Seminário “Interdiálogos” Janeiro/2016
Data: 20 de janeiro de 2016, às 10h