Confira a programação do Projeto Tela Crítica para 2016

Projeto Tela Crítica 2016 na UFPA

O “Tela Crítica” é um projeto de extensão vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas que visa discutir as relações do mundo do trabalho através do cinema. A atividade é fruto de uma parceria com a Diretoria de Apoio Cultural e Rádio Web UFPA. A programação será realizada no Auditório da Reitoria. Coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Valli Nummer e organizado pelo sociólogo Alan Aviz.

Na edição do projeto Tela Crítica para 2016, os encontros temáticos, serão desenvolvidos explorando cada filme e seus eixos temáticos, conforme descritos abaixo:

1) "O jornal" de Ron Howard (1994) — Eixo temático: Alienação do Trabalhador. Categorias exploradas no filme: A condição de “precarizado”, a submissão do trabalhador em situação precária, processo de precarização, os conceitos teóricos de precarização e necessidade material atrelada a precarização social.

2) "Monstros S A" de Pete Docter e David Silverman (2001) — Eixo temático: Modelos de organização produtiva. Categorias exploradas no filme: modelo de produção, condição de dependência e submissão ao trabalho, organização de trabalho, disputa profissional e mudanças estruturais sob lógica do mercado.

3) "O que você faria?" de Marcelo Pineyro (2005) — Eixo temático: Capitalismo e manipulação do trabalho. Categorias exploradas no filme: desemprego, dependência do capital, fetichismos sociais e barbárie social.

4) "Marcados para morrer" de David Ayer (2012) — Eixo temático: Trabalho em segurança pública. Categorias de análises do filme: expropriação do trabalho, alienação trabalhista, autonomia no trabalho, risco e periculosidade trabalhistas, sociabilidade e flexibilização do trabalhador.

Segue abaixo o cronograma específico de cada encontro, período, filme e local programado para o ano 2016.

Mês

Filme