Professor da FACS atua como visitante na Universidade de Michigam PDF Print E-mail

O professor Hilton Pereira da Silva, da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, vai atuar como professor visitante na Michigan State University (MSU), nos meses de março e abril. A estada do professor na universidade norte-americana deve-se ao convênio de cooperação entre a UFPA e a MSU, assinado em 2010.

A parceria envolve outros institutos/faculdades da UFPA, por meio do modelo “guarda-
-chuva”.  Numa oficina realizada em novembro de 2011, na MSU, estiveram presentes pesquisadores do ICB, do IFCH, do NAEA, do ICSA, do NUMA e do Campus de Bragança.

Durante a estada do professor Hilton Silva na Michigan State University, serão apresentados e discutidos, com os professores e pesquisadores do Departamento de Antropologia da instituição norte-americana, trabalhos em fase de preparação para publicação, resultantes de projetos em andamento no Brasil e no Quênia. O professor também atuará como docente orientador de atividades acadêmicas envolvendo a graduação e a pós-graduação, no Seminário Bioantropological Perspectives on Health, Disease and Socio-ecological Changes in Developing Countries, além de ministrar palestra no Center For Latin American and Caribbean Studies, da MSU.

Os trabalhos Westernization and nutrition in Ariaal and Quilombola women, a comparison between Kenya and Brazil e Doenças Crônico-Degenerativas, Determinantes Sociais em Saúde e Prevenção: A Situação Atual de Populações Caboclas e Quilombolas do Pará”  serão discutidos envolvendo as pesquisas do professor Hilton Silva. Os debates servirão, também, de contribuição na elaboração de um projeto conjunto sobre bioantropologia e saúde de populações vulneráveis no Brasil e na África. Essa atividade terá a parceria da pesquisadora Masako Fujita, do Departamento de Antropologia da MSU, e de outros docentes. O projeto de cooperação bilateral deverá envolver alunos e docentes tanto da UFPA quanto da MSU.

O professor Hilton Silva também representará o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA na MSU e no Joint International Center of Excellence for Global Change Science (GCS), nas reuniões de discussão e organização do II Workshop de Cooperação UFPA-MSU, que será realizado em Belém, em maio deste ano.

Também como parte das atividades na MSU, ainda neste mês de março, será realizada a exposição de Antropologia Visual “In the Shadow of the Forest: Daily Life in the Brazilian Amazon”, com fotografias e textos de autoria do docente sobre os trabalhos de campo realizados ao longo dos últimos 16 anos, entre populações tradicionais amazônicas.

Texto: Assessoria de Comunicação do IFCH