DOMINGO, 24 DE SETEMBRO DE 2017

Projeto Imagens para a Paz inicia atividades

O Programa de Extensão Peregrinos da Paz dará início às atividades do Projeto "Imagens para a Paz" nesta sexta-feira, 10 de maio. O projeto tem por objetivo contribuir para a produção acadêmica na área transdisciplinar entre Ética e Ciências Humanas, por meio de encontros mensais, quando ocorrerá a exibição de filmes relativos a esses temas, visando à promoção do debate sobre valores éticos e a não violência no ambiente universitário. Homens e Deuses foi o filme escolhido para esta primeira sessão, que acontecerá no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), às 14h.

O projeto convida os alunos de graduação e pós-graduação da UFPA à discussão das questões éticas envolvidas nas tecnologias de produção de imagens a partir dos filmes exibidos. Também haverá oficinas e seminários acerca do assunto. Pretende-se realizar dez encontros. Ao final de todos eles, os participantes receberão certificado, de acordo com a frequência.

Peregrinos pela paz- O projeto de extensão universitária existe desde 2006, do qual jovens voluntários da UFPA, estudantes da Pós-Graduação em Ciências Sociais e alunos da Graduação em Ciências Sociais e em Serviço Social da UFPA e de diversos cursos de graduação participam de um processo de educação continuada em Ética, Cultura de Paz e Não Violência e, posteriormente, atuam como multiplicadores nas escolas do Estado.

Paralelamente a isso, ocorre a produção de trabalhos de conclusão de curso e de projetos de dissertações e teses voltados para as temáticas sobre a não violência, que, em 2005, receberam a menção honrosa do I Prêmio Roberto Marinho Cultura da Paz, promovido pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a UNESCO, pelo pioneirismo da UFPA na conduta desses temas.

Fomento - Em especial, o Programa de Extensão Universitária Peregrinos da Paz tem como objetivo fomentar cultura de paz e não violência entre os alunos da rede pública de ensino e a capacitação dos professores do ensino público.

Ao longo desses anos, com poucos recursos e com um sistema de voluntariado, o projeto fez parcerias com a Associação Palas Athena e com o VIVE-Vivendo Valores na Escola, da Organização Brahma Kumaris. O programa é desenvolvido diretamente com alunos da capital, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tiradentes I e na Escola de Aplicação da UFPA. O município de Abaetetuba também é contemplado pelo programa, por meio da Escola São Francisco Xavier. Assim como os municípios de Tailândia e Moju, que já receberam ações do projeto, quando houve a formação de professores e líderes comunitários multiplicadores.

Imagens para a paz- Segundo Dayvison dos Santos, estudante de Ciências Sociais e bolsista do programa, este projeto parte do principio da importância da educação na formação de um caráter humanitário e de uma ética voltada não só para os valores universais pregados pela UNESCO, mas também para uma ética orientada ao diálogo. “O despertar da consciência ética é uma diretriz que acompanha um movimento mundial de cultivo à vida e desarme da violência, visto que o processo de mundialização em curso trouxe consigo um aumento vertiginoso da violência, propagando um vazio ético e uma ruptura dos laços de solidariedade”, finalizou.

Projeto Imagens para a Paz
1º sessão a ser realizada