DOMINGO, 19 DE NOVEMBRO DE 2017

Estudantes criam grupo de estudos para discutir temas marxistas

A Teoria Marxista tem ganhado destaque nos espaços de reflexão teórica, principalmente, após a crise econômica do Ocidente, fato que gerou e ainda gera consequências no mundo todo. Este evento ocasionou muitos fenômenos sociais e, no Brasil, as manifestações ocorridas no mês de junho são um exemplo. Neste sentido, as ciências sociais e humanas buscam resposta.

Pensando nisso, estudantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA iniciam, esta semana, as atividades do GEMarx, um grupo de estudos voltado para o âmbito marxista. O objetivo é promover um espaço de debates sobre os temas da obra do teórico alemão, que é referência em diversos cursos e áreas do conhecimento na Academia.

Reflexão crítica - Segundo Danilo Santos, estudante de Ciências Sociais na UFPA, o grupo surge com a compreensão de que é necessário um estudo aprofundado de todas as teorias sociais, em especial, a marxista, que traz referência filosófica, política e econômica, partindo de uma interdisciplinaridade, capaz de gerar reflexão crítica e transformar a realidade.

“A universidade é um espaço que agrega diversos pensamentos. A universidade é a união da diversidade, então, esse grupo vem reafirmar a universalidade do pensar humano, tornando uma pequena ilharga para o estudante que preza e valoriza essa vertente do pensamento humano na UFPA”, afirma Danilo Santos.

Público-alvo - O marxismo é utilizado nos espaços acadêmicos, nas mais diversas ciências, como também pelos movimentos sociais, na prática do dia a dia de suas reivindicações, sendo assim, todos os interessados podem participar. No dia 18 de setembro, haverá a primeira reunião do grupo, quando será feita a organização e a elaboração de uma proposta de estatuto. Além disso, durante a reunião, os estudantes irão lançar as metas e o método de funcionamento. Não é necessário fazer inscrição prévia, para fazer parte, basta comparecer ao local da reunião, que ocorrerá na sala 1 do Bloco de Ciências Sociais, às 17h.

GEMarx - Ainda segundo Danilo Santos, o grupo tem se baseado nas experiências de outros grupos pelo Brasil, em especial, aos que são ligados ao Centro de Estudo Marxistas (Cemarx) da Unicamp. “Nesse momento inicial, iremos estudar a construção do materialismo dialético e histórico do Marx e Engels, mas as atividades do grupo não ficarão restritas somente ao estudo, queremos, no decorrer do tempo, consolidar uma revista científica para divulgar as diversas pesquisas de cunho marxista realizadas dentro do grupo e, claro, participar de encontros científicos pelo Brasil”, destacou.

Grupo de Estudos sobre o Marxismo- GEMarx
Inciativa: estudantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA.
Para participar: basta comparecer à 1ª reunião do grupo, que acontecerá no dia 18 de setembro, na sala 1 do Bloco de Ciências Sociais, às 17h.

Texto: Beatriz Santos- Assessoria de Comunicação da UFPA